ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ.
Terenos-
MS/2013
Coordenadora
Pedagógica:Cleonice Pereira dos Santos
Professoras:
Denise de Souza Lopes Silva
Armides Cardoso Pereira
Rosa Maria da Silva Leite
Elenir da Silva Albuquerque.
Integrando
as disciplinas
OBJETIVO
GERAL
Esse projeto teve como
intuito estimular nos alunos o gosto pela leitura, ampliando o repertório para
o trabalho envolvendo todas as disciplinas para interpretação, leitura e
escrita.
METODOLOGIA
·
Pedirei para que os alunos coloquem as
cadeiras em círculo e se acomodem para que possa iniciar a história “Os três
porquinhos”, da coleção de contos de fadas. Iniciarei mostrando para os alunos
que o livro é constituído de capa, contracapa e páginas. A cada página lida
será mostrado para os alunos a página com as imagens para as crianças.
·
A professora deverá perguntar para a
turma quem quer ler para os colegas a história, deixar que os alunos que
queiram ler, façam a leitura.
·
Pedir para que os alunos façam a
interpretação da historinha através de desenhos que será exposto na sala os
trabalhos serão registrados através de desenho e fotos retiradas pela
professora.
·
Os alunos irão para assistir um vídeo
“Os três porquinhos” onde o link estará no blog: http://denisedesouzalopes.blogspot.com.br/ com o título “História infantil”. Após o
vídeo iremos fazer a interpretação oral, tais como tipos de moradia, acidentes
domésticos, formas geométricas, características dos animais. As interpretações
dos alunos serão filmadas pela professora da sala de tecnologia.
·
Será distribuído para os alunos Xerox
dos tipos de moradias para que cada aluno faça a ilustração, retirado do site http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/08/atividades-de-historia-para-o-2-ano.html.
·
Será fixado no quadro um modelo de
convite grande para que juntos façam o estudo, estrutura do texto e análise
linguística. Faremos um convite coletivo no quadro, para os 3 porquinhos, irei fazendo a intervenção necessária as
sugestões dadas pelos alunos.
·
Os alunos farão agora a produção
individual do convite. Distribuirei para os alunos a metade de uma folha de
sulfite, onde eles deverão produzir o texto com todas as partes já trabalhadas
antes.
·
Construiremos um gráfico com as
informações dos tipos de moradias dos alunos que ficará exposto na sala.
·
Formarei grupos de 5 alunos cada, para
confeccionar maquetes com diferentes tipos de moradias. Serão providenciados palitos de picolé e
argila, pedirei para que tragam de casa objetos como caixa de creme dental,
caixa de fósforos vazia, caixa de sabonete e outros que forem adequados para a
construção. (Tirar foto)
·
Depois de prontas, as casinhas serão
expostas em uma mesa num cantinho na sala de aula e cada grupo terá um tempo
para falar sobre sua moradia.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante
a execução dos trabalhos observei que houve um grande avanço por parte dos
alunos no que se refere ao interesse pela leitura, a integração entre os
colegas, envolvimento nos trabalhos em grupo e principalmente a aprendizagem
dos conteúdos. Penso que trabalhar a interdisciplinaridade é muito válido, os
conteúdos são apresentados de forma mais significativa aos alunos e torna-se
gratificante para o professor quando os objetivos propostos são alcançados.
AVALIAÇÃO
Irei
observar o desempenho dos alunos durante todo o processo, durante a produção,
se os mesmos conseguem produzir textos com começo, meio e fim, se possuem
autonomia para executar os exercícios, argumentação oral, bem como, o produto
final na confecção das maquetes.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Site
www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k
Livro “Os três porquinhos”
VÍDEO - INTEGRANDO AS DISCIPLINAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário